terça-feira, 10 de agosto de 2010

Introdução: Ocultismo



Os 3 mundos: o mundo causal, o mundo intelectual e o mundo numérico.

A realidade do mundo «material» (tomado este adjectivo na mais lata das acepções) depende do Número. Neste mundo - resultado somos, todos os entes, meros números.
 
Mas os números têm uma lógica, uma razão. Nada mais pressupõem. (Nem sequer pressupõem a consciência deles). Mas os números têm uma ordem. Por isso, acima dos números está a razão dos números. Essa razão é de todo interior aos números. Apenas a concebemos por aquele fenómeno passado entre os números, a que se chama a Lei.
 
Mas essa razão deve ter uma origem, uma causa.
 
Acima, portanto, do próprio mundo racional está o mundo causal.

O mundo numérico é regido pelos deuses; isto é em relação ao mundo que concebemos, o politeísmo é a Verdade. Não há o direito a ter outra religião a não ser o politeísmo.
 
No mundo racional já não há deuses, ou antes, esse mundo está acima dos deuses. Esse mundo não é real; isto é, nada há em nós que permita afirmar a sua existência. Nem se pode dizer, é; porque o ser, a realidade são categorias do Número.
 
Portanto, esse mundo racional não pode ser atingido ou pelos sentidos que ensinam a ideia de Realidade, ou pela razão , que ensina a ideia de Lei , ou pela Consciência, que ensina a ideia de Ser. Nenhuma faculdade nossa, nenhum modo de percepção imaginável, nos pode levar até ao mundo racional; o mais que podemos é ver o seu reflexo entre os números. Porque há (1) números , (2) relações entre os números (reflexo da Razão); (3) existência (abstracta) de números e relações entre eles, porque o que há de comum entre os números e as suas relações é serem «coisas» que existem.


Fernando Pessoa 

Sem comentários:

Enviar um comentário